Notícias do Sindicato

Vacina Já!: Novas doses de vacina contra Covid-19 serão enviadas ao Sistema Penitenciário

escrito por SINDASP-CE

Lista com os nomes dos beneficiários foi enviada à Secretaria de Saúde e novas doses de vacina serão entregues ao Sistema.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) informa a toda categoria que, após meses de luta e cobranças feitas pelo sindicato, chegaram novas doses de vacinas contra a Covid-19 para o Sistema Penitenciário e que serão distribuídas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), para imunizar os policiais penais.

Histórico da luta pela vacinação

Desde fevereiro, quando a nova variante do vírus chegou no Ceará, o Sindppen-Ce já adotou uma postura ativa na questão da busca pela vacina para todo o sistema. Só no mês de fevereiro foi protocolado dois pedidos urgentes de vacinas.
Após isso, a SAP também entrou com pedido de vacinação imediata dos policiais penais, reforçando a ação do sindicato.

Já no mês de março, o sindicato foi informado pela SAP que a vacinação da categoria ia começar no mês de abril e o cadastro dos policiais penais foi aberto. Infelizmente, somente 34 doses foram aplicadas.

A partir daí, o sindicato reforçou as ações pela vacinação e protocolou seis pedidos oficiais pela vacina ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Secretaria de Saúde, além de visitas recorrentes às prefeituras dos municípios.

Em abril, o diretor Rafael Magno informou ao secretário de administração penitenciária, Mauro Albuquerque, que o sindicato tomou conhecimento que algumas doses de vacina contra o Covid-19 estavam sobrando, e de acordo com Magno, os diretores presentes insistiram para que o secretário pudesse verificar a informação, pois não era do conhecimento da SAP. O secretário Mauro ligou para o secretário de saúde, Dr. Cabeto, que confirmou a informação. Após isso, as doses foram divididas entre duas unidades e aplicadas.

Desde então, a diretoria do Sindppen-Ce não para de lutar pelo direito dos policiais penais de serem vacinados e promoveu atos em frente a SESA, reuniões com parlamentares que estão na comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa e deu algumas entrevistas para mídia cearense, intensificando o pedido de vacinação urgente.

O Sindppen-Ce destaca a importância da categoria de Polícia Penal que segue atuando para manter as unidades prisionais controladas e a população em segurança. “Por isso, a busca pelas doses da vacina não cessará enquanto todo sistema não for imunizado. Nós agradecemos as doses que foram enviadas, mas destacamos que, infelizmente, continuam não sendo suficientes.” declara o diretor Rafael Magno.

De acordo com a presidente do Sindppen-Ce, Joélia Silveira, o importante neste momento, é não medir esforços para resguardar a saúde dos policiais penais: “Estamos enfrentando dois inimigos, o vírus e o baixo efetivo. Ambos são perigosos para sociedade e para a nossa categoria. Todo policial penal tem que ser vacinado urgentemente, a infecção pelo vírus dentro das unidades pode ser desastrosa. Não podemos perder mais colegas de farda e precisamos proteger quem está diariamente na luta para manter o sistema seguro.”. Finaliza a presidente.

Protocolos:

Secretaria de Saúde:

Oficio Secretaria da Saude

Defensoria Pública:

protocolo 032606642021 pag 1

protocolo 032606642021 pag 2

MPCE

protocolo mpce 022021000178409 pag 1

protocolo mpce 022021000178409 pag 2

protocolo mpce 022021000178409 pag 3

Fotos:

Vídeos:

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.