TRABALHO DECENTE: POLICIAL PROTEGIDO

Importância do Trabalho Decente

O trabalho decente tem como alicerce a igualdade de oportunidades e de tratamento a todos, e o combate a todas as formas de discriminação. No Brasil, o conceito de trabalho decente surgiu em 2003 por meio de um pacto firmado entre o governo brasileiro e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Formalizado em 1999, o conceito de trabalho decente sintetiza, então, a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres obtenham um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

O trabalho decente é condição fundamental para a superação da depresão, pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável, que busca promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

A saúde emocional dos trabalhadores deve ser foco de atenção das corporações. Além da preocupação com o indivíduo e sua família, não se pode deixar de considerar que um policial com problemas psíquicos como depressão ou ansiedade pode colocar em risco a sua segurança, dos seus colegas e da população.