Sindppen-Ce participa de Sessão Plenária Ordinária

A reunião virtual aconteceu através da plataforma Zoom para discutir sobre estratégia do fórum para mobilizar os servidores na luta pela reposição salarial inflacionária
O diretor do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce), Alex Araújo, participou na última quarta-feira (16/09), da SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA. A reunião, que aconteceu de forma virtual, às 9h, teve como principal ponto de pauta, a reivindicação da reposição salarial para os servidores públicos estaduais, cuja data-base é 1º de janeiro.

“A revisão geral linear dos salários está garantida na Constituição Federal e na Lei 14.867/2011, que garante a data-base em 1º de janeiro. Contudo, o Governo Estadual, através do secretário de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Mauro Filho, prometeu apresentar uma proposta de correção da inflação dos últimos anos, no próximo mês [outubro], para todos os servidores públicos estaduais.”, explana Araújo.

A reunião teve participação também de Ravena Guimarães, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará (Sassec); Eliane Uchoa, coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran/CE) e do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec) e do professor Emerson Almeida, secretário geral do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva).

De acordo com Alex Araújo, o fórum unificado se reuniu em defesa de uma proposta de 15% que garanta o poder de compra, para que haja sobrevivência à frente da alta nos preços dos alimentos. “Queremos que os servidores possam garantir a segurança alimentar das famílias, que os aposentados possam afiançar o valor gasto com medicamentos e tratamentos de saúde necessários no avançar da idade.”, declara.

Por fim, o diretor explica que, com base no estudo apresentado ao Governo e seus representantes, para que todos tomem conhecimento, inclusive a sociedade civil, a situação do Estado permite investimento e reposição salarial para os servidores públicos, corrigido a inflação de 2021, sem afetar a Lei de Responsabilidade fiscal pois a correção da inflação é um direito.

A REPOSIÇÃO SALARIAL É UM DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHADOR!