Notícias do Sindicato

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

escrito por SINDASP-CE

O Sindicato dos Policiais Penais do estado do Ceará (Sindppen-Ce) faz um alerta sobre a importância da campanha Setembro Amarelo e pela prevênção do suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a Organização Mundial de Saúde (OMS) transformou o 10 de setembro no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 2003, para chamar a atenção ao tema.

Um levantamento feito por sindicatos e associações junto à ONG Defesa Social, que tem foco em segurança pública, estima cerca de 30 casos de suicídio entre agentes de segurança só em 2019. A pesquisa foi feita com base em relatos de associados. Já de acordo com a OMS, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, com cerca de 800 mil suicidas anuais no planeta.

A pesquisa inclui policiais militares e civis, policiais penais e socioeducativos e bombeiros. Foram identificados nominalmente 16 agentes que tiraram a própria vida; entre esses, a PM lidera com seis casos registrados, seguido por agentes penitenciários, com cinco.

“Sabemos que as condições de trabalho, como vivenciar stress constantemente, é fator determinante para o agravamento de questões pessoais que podem vir à tona quando o ambiente de trabalho é condicionado para essas realidades”, avalia o secretário geral do Sindppen-Ce, Alex Araújo.

Ainda de acordo com Araújo, muitas vezes o clima dentro das unidades gera um incômodo, seja pelas condições insalubres, pouco efetivo para a super lotação, gerando estafa.

O Centro de Valorização da Vida mantém o número de telefone 188 como canal de conversa e apoio para quem pensa em cometer suicídio. As ligações para o CVV são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, e abrangem todo o país. Nessa hora é importante falar sobre os sentimentos e não ter vergonha de procurar uma ajuda profissional.

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.