Notícias do Sindicato

Setembro Amarelo: Conscientização, Prevenção e Alerta

escrito por SINDASP-CE
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio e alertar a população sobre a realidade da prática no Brasil e no mundo. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.
Durante todo o mês de setembro, o Sindppen-Ce realiza ações para levar aos policias penais o conhecimento sobre o assunto,  explicando que se trata de uma questão de saúde pública e não fraqueza de conduta ou personalidade.
As pessoas que pensam em suicídio normalmente estão tentando fugir de uma situação da vida que lhes parece insuportável, buscando o alívio por:
  • sentirem-se envergonhadas, culpadas ou por se acharem um peso para os demais;
  • sentirem-se vítimas;
  • sentimentos de rejeição, perda ou solidão.
Jamais ignore a situação de uma pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas. Não entre em choque, fique envergonhado ou demonstre pânico. Não tente dizer que tudo vai ficar bem, diminuindo a dor da pessoa, sem agir para que isso aconteça.
E não esqueça: Você importa. Você tem valor. Você não está só.

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.