NOTA DE REPÚDIO

A Direção Executiva do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp/CE) vem a público manifestar repúdio ao ato de truculência praticado por uma equipe da PM – Rocam de Salgueiro, Pernambuco, no último dia 14, contra um agente penitenciário cearense que chegava à cidade de origem da equipe agressora.

O servidor penitenciário Wesley, lotado em Juazeiro do Norte/CE, mesmo se identificando, durante a abordagem brutal e indevida, foi agredido com um chute nas costas, constatado no exame de corpo de delito. Tal equipe se mostrou incapaz de proceder uma abordagem a qual garantissem a integridade física e moral do abordado, independentemente de se tratar de autoridade ou não. Vale ressaltar, que um segundo integrante da PM quando olhou a identidade funcional da vítima brincou e disse que “era apenas um agente penitenciário”.

Diante do grave episódio e despreparo desta equipe da PM pernambucana, o Sindasp/CE requererá uma posição da Secretaria de Segurança Pública e, na ocasião, cobrará à abertura de procedimento investigatório por parte da controladoria dos órgãos de segurança daquele Estado.

O uso indevido e arbitrário de qualquer força da Segurança Pública jamais será aceito como normal. Não ficaremos insensíveis ao caso, pois ações abusivas ferem o direito constitucional de ir e vir, causando danos irreparáveis à sociedade civil.