Notícias do Sindicato

Medidas de combate ao COVID-19 (coronavírus) no Sistema Prisional do Ceará

escrito por SINDASP-CE


Sindicato forma comitê de crise com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) que oficializa procedimentos de segurança para todos que compõe sistema penitenciário do Ceará

O Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará – Sindasp-Ce organizou com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) medidas de combate ao COVID-19 (coronavírus) nas unidades prisionais cearenses.
O documento com as orientações foi assinado nesta segunda-feira (23), às 10h, no gabinete do Secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.
Participaram da comissão permanente de combate ao coronavírus os diretores do Sindasp-Ce, Daniel Mendes, Rafael Magno e Alex Araújo, os secretários executivos da SAP, o coordenador e a coordenadora adjunta da CEAP/SAP, o coordenador da CESAP/SAP, o coordenador do GAP/SAP e as direções das unidades prisionais por meio de videoconferência.


Conheça algumas das ORIENTAÇÕES contidas no ofício de medidas:
• Antes de se apresentar ao serviço, o servidor irá se submeter à uma triagem médica
• Cada servidor fará uso consciente dos materiais fornecidos para que evitem contaminação
• Manter distância segura de 1 metro com qualquer pessoa
• Higienizar as mãos no decorrer do serviço e após sair da base
• Higienizar equipamentos
• Higienizar viaturas e deixar janelas abertas


Também foi decidido que será garantido ao policial penal o atendimento psicológico em caso de necessidade e não será preciso homologar os possíveis atestados médicos.
Os servidores que estão no grupo de risco deverão apresentar laudo médico que comprove sua situação de saúde e vão ser dispensados do serviço para cumprir a quarentena determinada pela administração pública. As grávidas também precisam apresentar o laudo nas suas devidas unidades. O Sindasp-Ce havia protocolado um ofício no dia 18, ofício solicitando a extensão da condição de trabalho remoto justamente para atender os cuidados dos servidores neste perfil. Leia aqui a matéria.

A presidente do Sindasp-Ce, Joélia Silveira, lembra que as medidas de segurança “são de suma importância para a categoria nesse momento de tentar controlar a proliferação do coronavírus, principalmente dentro das unidades prisionais”. Para a dirigente, essas orientações reforçam as primeiras medidas de segurança previstas na Portaria nº 146/2020, publicada em Diário Oficial, em 17 de março.


Clique aqui para ler e baixar o PDF com TODAS as informações
Cliqe aqui para ler e baixar o PDF da Portaria nº 146/2020

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.