Notícias do Sindicato

Disponibilização de testes rápidos de Covid-19 para policiais penais

escrito por SINDASP-CE

Sindasp-Ce visitou o Núcleo de Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária (NUSAU) para avaliar como será o acesso da categoria aos testes

Devido ao crescente número de policias penais infectados pelo Covid-19 (coronavírus), a diretoria do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce) se reuniu, ontem (23), com o coordenador do NUSAU da Secretaria de Administração Penitenciária, Matheus Fialho, para esclarecer sobre a disponibilidade dos testes rápidos de Covid-19 para a categoria.
De acordo com informações da SAP e do Nusau há testes suficientes para a categoria, mas devem ser cumpridos alguns requisitos de atendimento seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde – OMS:
1- O policial penal que esteja sentindo os sintomas dever se dirigir à alguma unidade de saúde e pegar um atestado para que seja encaminhado ao diretor da unidade que por sua vez irá marcar data e hora na SAP para realização do teste e afastar o servidor.
2- O policiai penal que não esteja se sentindo bem e não tenha condições de ir buscar um atestado, deve comunicar ao diretor da unidade para que o encaminhem ao setor médico da unidade para ser avaliado e posteriormente marcar a data e hora da realização do teste.
3- No caso dos policiais penais que estão assintomáticos ou com sintomas leves, devem comunicar ao diretor e aguardar o prazo de 7 dias para que não haja um resultado “falso negativo”. O diretor irá marcar data e hora ao passar esse período de 7 dias.
4- Os policiais penais que não poderão comparecer ao Nusau para realização do exame, seja porque mora longe ou porque está muito debilitado, a SAP irá dar o devido suporte, mandando também os testes para o interior.
Vale ressaltar que o Sindasp-Ce cobra do governo estadual e da SAP, desde o início da pandemia, providências imediatas para prevenção da proliferação do Covid-19 nas unidades prisionais, cuidados para os policiais penais que possam ter sido ou vierem a serem expostos ao vírus e soluções que visem impedir um colapso do sistema neste momento.
A direção do sindicato reitera que continua fiscalizando para que as determinações sejam cumpridas e a categoria tenha acesso aos testes.

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.