Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Hoje é 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, e precisamos falar sobre esse grave problema. Todos os anos o Brasil registra mais de 13 mil casos de suicídios, e mais de 1 milhão no mundo.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®️. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Embora seja um assunto delicado, promover o debate e a conscientização é o melhor caminho para o fim do preconceito. Infelizmente, só neste ano de 2021, 3 policiais penais cometeram suicídio e é um número já alarmante.

Quando existe um problema e não se fala sobre ele, é como se não existisse. Então, conversar abertamente sobre o suicídio faz com que aqueles que estão passando por sofrimento se sintam mais à vontade e seguros para se abrir e procurar ajuda profissional.

O Sindppen-Ce fechou, inclusive, parceria com a psicanalista Ítala Aguiar (@itala.aguiar) que está fazendo consultas sociais e on-line. (mais informações AQUI)

Não podemos mais ignorar este tema! Falar sobre suicídio e abrir espaços de escuta sincera são ferramentas muito importantes! Essas conversas precisam ocorrer sempre para que possamos ajudar aqueles que precisam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso você precise de ajuda ou queira ajudar alguém, estes são os locais onde é possível obter atendimento e mais informações: ⬇
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▪ Centro de Valorização à Vida (CVV): telefone 188 ou site www.cvv.org.br.

Está tudo bem precisar de ajuda!