Notícias do Sindicato

Coronavírus: Cuidados e prevenção

escrito por SINDASP-CE

De olho na saúde da categoria o sindicato alerta sobre o coronavírus e os meios de prevenção

O Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce), alerta aos policiais penais cearenses sobre os riscos do Covid-19 (Coronavírus).
O Coronavírus (Covid-19) já foi declarado, oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma pandemia, ou seja, uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada.
Em razão da pandemia do coronavírus, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) anunciou na segunda-feira (16) a suspensão de visitas sociais por 15 dias nos presídios federais. Os atendimentos de advogados e escoltas também estão suspensos por cinco dias, exceto em casos de urgência ou que envolvam requisição judicial ou prazo processual não suspenso.
A decisão também determina que cada gestor de saúde do sistema prisional nos estados preencha planilha até quarta-feira (18) detalhando os insumos necessários para realizar a prevenção do coronavírus em suas unidades. A medida vai permitir aos estados comprar álcool gel, máscaras e lenços de papel em número suficiente conforme a necessidade.

O sistema penitenciário do Ceará segue os protocolos do Ministério da Saúde para a prevenção do Coronavírus. Neste sábado e domingo, os visitantes recebem panfletos informativos sobre o Covid-19. Visando a proteção dos internos e seus familiares foi providenciado a distribuição de máscaras. Nossos policiais penais também receberam os panfletos, passaram a utilizar máscaras e usam álcool gel para a higienização das mãos.
Coronavírus no Ceará
Nove pessoas foram confirmadas pela primeira vez com a doença, segundo boletim divulgado na noite desta segunda-feira (16) pela Secretaria da Saúde do Estado. Os pacientes são pessoas que viajaram para o exterior nos últimos dias e tiveram a doença confirmada em diagnóstico realizado na volta ao Brasil.
Ainda conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, os pacientes têm quadro clínico estável e não estão em estado grave. Dois pacientes estão internados em um hospital particular em Fortaleza e outro, em isolamento domiciliar. São 62 casos suspeitos e 99 descartados. No Brasil, são 301 casos e um óbito.
Medidas preventivas
As medidas foram publicadas em um decreto no Diário Oficial, mas algumas já foram anunciadas:
– Suspensão de visitas a unidades prisionais;
– Suspensão de aulas e atividades em escolas  estaduais e municipais e universidades públicas (o mesmo é recomendado para escolas privadas) a partir de quinta-feira (19) por 15 dias;
– Suspensão de férias de servidores públicos da saúde;
– Obrigatoriedade de higienização, pelo menos uma vez ao dia, do transporte público;
– Suspensão de eventos públicos que devam reunir mais de 100 pessoas;
– Ofício para Anac e Anvisa solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará.
Recomendações para a população em geral:
Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19).
Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo Coronavírus (COVID-19). Entre as boas práticas estão:
• Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz com a dobra do braço ao tossir ou espirrar ou utilizar um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.

Sobre Autor

SINDASP-CE

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.